- História da Cidade de Santa Juliana
Histórico
O documento que primeiro cita a região de SANTA JULIANA é uma carta Sesmaria, datada de 18 de novembro de 1795. Ela manifestava o pedido de um colonizador português, requerendo a posse das terras à coroa portuguesa e fazendo uma citação da localização da mesma, nas paisagens do Ribeirão Santa Juliana (Fundação Cultural Calmon Barreto, Araxá-MG).
Em meio a relatos lacunosos, o povoado surgiu com a passagem dos bandeirantes pela localidade, onde encontraram o Ribeirão e em suas proximidades um casebre de família humilde, cuja mulher tinha o nome de Juliana e o apelido de Santa. Assim, os bandeirantes deram esse nome ao ribeirão. Devido à padroeira, Nossa Senhora das Dores e ao Ribeirão, o povoado nascente recebeu o nome de Dores de Santa Juliana. Por volta de 1842 se deu a construção da Capela de Nossa Senhora das Dores, e devido a excelência das terras, que se prestam admiravelmente à agricultura, a localidade foi se desenvolvendo rapidamente.
O Distrito de Dores de Santa Juliana foi criado pela Lei Provincial número 2.153 de 15 de novembro de 1875, e mantido pela Lei Estadual número 2, de 14 de setembro de 1891.A divisão administrativa de 1911, os quadros de apuração de recenseamento geral de 1920 e a divisão administrativa de 1923, foram apresentados jurisdicionados ao município de Araxa, o que também se verifica na divisão administrativa de 1933. No quadro de 1936, o distrito figura com a denominação de Santa Juliana.
Em 17 de Dezembro de 1938, pelo Decreto Lei Estadual número 148, foi o distrito elevado à categoria de cidade, com a criação de município de Santa Juliana, constituído em um único distrito, o da sede.
O livro da paróquia de Diocese de Uberaba registra para sua criação a mesma data de elevação do arraial a Distrito. A localidade recebeu em 17 de dezembro de 1938 o título de cidade.
Economia
A economia do município é fundamentada principalmente na agricultura. Os produtos em destaque produzidos no municipio são: soja, milho, alho, cenoura, batata, cebola, repolho, beterraba, sorgo grannífero, cana-de-açucar, etc.
Em segundo vem a pecuária, sobressaindo o rebanho bovino, cuja produção de leite é aplicada na indústria de mussarela, provolones, manteiga e outros derivados, além da carne para o consumo interno.
As aves e suinocultura perfazem um total bastante significativo. Entidades como o sindicato dos produtores rurais e sindicato dos trabalhadores rurais, ligados à produção agrícola, estão presentes no município e ativamente desenvolvem trabalhos de apoio, consolidação e orientação ao trabalho rural.
A cidade conta com varios estabelecimentos comerciais ligados à agropecuária, visando fomentar o desenvolvimento desta atividade.
O município tem se tornado destacado pólo de produção de batatas. Segundo a Pesquisa Agrícola Municipal (uma pesquisa do IBGE, relativa a 2006 e divulgada em outubro de 2007), Santa Juliana é a terceira cidade de Minas com maior rentabilidade com batata-inglesa (cerca de 26 milhões de reais). Há 10 anos, segundo a mesma pesquisa do IBGE, a rentabilidade com batata tem aumentado em Santa Juliana.
Posição Geográfica
Situado a Oeste do Alto Paranaíba, no estado de Minas Gerais, o município de Santa Juliana apresenta uma área de 722 km² e conta com o distrito de Zelândia e 17 localidades rurais (Salto, Bom Jardim, Lagoa Dourada, Veados, Pires, Córrego do Lobo, Samambaia, Ponte Preta, Peão, Escorregado, Cipriano, Estacas, Barra, Coivara, Pouso Frio, Barros e Capiú). São municípios limítrofes: Nova Ponte, Pedrinópolis, Perdizes e Sacramento.
A cidade de Santa Juliana está situada a 910 m de altitude, tendo como coordenadas geográficas 19º 18´32” latitude Sul e 47º 31´27” longitude Oeste. Cortada pela BR 452 (que liga Araxá a Uberlândia), Santa Juliana dista 82 km de Uberaba, 73 km de Araxá, 97 km de Uberlândia, 453 km de Belo Horizonte, 500 km da cidade de São Paulo e 500 km de Brasília.
O clima é ameno, caracterizado pelas seguintes médias de temperaturas: máximas 28 e mínimas 16: conpensadas 12.
O município pertence à Comarca de Nova Ponte. Sua diocese é a de Uberaba.
Santa Juliana cresceu 40,42% em dez anos, segundo O IBGE.
Segundo informações do CENSO 2010 Santa Juliana teve um crescimento de aproximadamente 40,42% em dez anos.
No ano 2000 o CENSO apontava Santa Juliana com uma população de 8.078 habitantes, já o CENSO 2010 mostra Santa Juliana com uma população de 11.343 habitantes, um crescimento considerável de 40,42% em menos de 10 anos.